sexta-feira, 23 de julho de 2010

Como administrar um blog

Muita gente vem me pedindo ajuda sobre como iniciar e manter um blog da melhor maneira. Quando se inicia um blog deve-se pensar em vários pontos: nome, estilo, template, imagens, como alcançar seguidores, etc. São muitas as dúvidas. Por isso decidi fazer um post somente sobre esse assunto com algumas dicas pra quem é blogueiro iniciante.

1. Nome: Uma boa dica é sempre escolher nomes em português e que o estilo combine com o nome escolhido. Nomes em inglês hoje em dia estão muito clichê, fuja deles. Não fique mudando de nome constantemente, isto vai confundir os leitores.

2. Estilo: Escolha sempre um estilo sobre o qual você saiba escrever. Não adianta ter um blog de humor se você não sabe ser engraçado, por exemplo. O estilo do seu blog deralmente diz como você é. Pode ser moda, humor, filmes, livros, poemas, fotos, etc. Poste sobre algo que você goste e saiba falar. Nunca tente demonstrar ser algo que você não é.

3. Nunca copie textos alheios sem creditar. Isso acontece mais do que vocês imaginam e é triste. Não que seja errado pegar textos de outras pessoas, mas você assinar como sendo criador do texto, isto sim é triste e só vai te trazer problemas. Na certa vão te chamar de plagiador ou coisa pior. Para saber quem te copia use o site Quem me Ama?. Basta colocar o link do seu blog e sairá uma lista de blogs e sites que têm o mesmo texto postado. Infalível.

4. Não tenha vergonha de escrever sobre o que você sente. Muita gente liga o botão de "censura" e acaba perdendo muitas idéias legais.

5. Template: Escolha um visual legal para o seu blog. Existem por aí muitos sites com modelos bonitos. Uma dica: não misture muitas cores ou fontes, é brega e as pessoas vão achar exagerado. Geralmente a primeira impressão é a que fica. Blogues com muitos aplicativos fazem com que a página demore de abrir, existem pessoas que não aguentam esperar e desistem. Pra quem não sabe editar ou criar templates vale escolher um dos sites abaixo e pegar um modelo já pronto.

6. Não use muitas gírias: Fica feio usar a linguagem da net nos textos. Escolha sempre escrever certinho, fica mais bonito e não tem erro. Risadas do tipo: SHUASHUAHS, hauhauhaua, KKKKK, também deixam um aspecto feio ao texto.

7. Leia sempre os comentários: geralmente eles mostram o que os seus leitores estão achando do seu blog.

8. Use imagens legais: pessoas sempre gostam de ver imagens, elas complementam as postagens e dão um visual bonito ao blog. Existem muitos sites por aí que dispõem de fotos. Exemplo:

9. Não tente imitar outros blogs: Tem gente que faz muito isso e as pessoas percebem de cara. Já vi muitos comentários do tipo em alguns blogs e não é legal. Seu estilo é único valorize-o.

10. Nunca coloque música pra tocar automaticamente no seu blog. As pessoas que visitam normalmente já estão ouvindo suas próprias músicas, além de ficar travando. Lembre-se: nem sempre seus estilo de música agrada o seu leitor.

10 comentários:

Ana_carool disse...

Gostei das dicas! Foram boas!

blogloucamistura.blogspot.com

victória costa_ disse...

amei as dicas! Foram ótimas \õ

Monique disse...

Adorei, obrigado por ajudar (:

Ana C. disse...

Obaa!
Realmente precisava de boas imagens e os sites que você recomendou são ótimos. E adorei o "Quem me ama?", até adicionei no blog ^^


;*

mariano lorenzoni disse...

DeviantArt lol
Perfeito!

Assim como esse post
XD

Clarinha disse...

Adorei as dicas, muito obrigada ;)

Laláh disse...

Ótimaas dicaas...Adoreii.

http://fofoqueiradeplanto.blogspot.com

Pam disse...

Gostei muito das dicas =D

Katrynna Chacon disse...

Oi Jullie, eu já procurei vários Templates... procurei nos sites que tem no seu Blog, e também no Google. Mais não tem nenhum com a minha cara, e eu não sei o que fazer. O que é que eu faço? Help me!

Anônimo disse...

Oi Jullie, adorei suas dicas e seu Blog...tu podias fazer o favor de visitar o meu e dizer se tá legal, se misturo as coisas, se falta algo, por favor...obrigada e beijinhos no coração.

Postar um comentário

Comente, a sua opinião é importante pra mim.

Licença Creative Commons
A obra Sinta o Amor foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Proibição de Obras Derivadas 3.0 Brasil.